Medicina preventiva no trabalho: o segredo para segurança, saúde e economia

21 | 12 | 2022

Tempo de leitura: 5 min

13 visualizações

Medicina preventiva no trabalho: o segredo para segurança, saúde e economia

Segurança e saúde são preocupações fundamentais, tanto para trabalhadores quanto para empresários. A medicina preventiva surge como uma solução eficaz para minimizar essas preocupações, além de reduzir custos associados ao tratamento de doenças evitáveis, como o estresse, a ansiedade e a depressão — conhecidas como as “doenças da modernidade”.

Na HealthBit, a prevenção de casos graves é um dos pilares que sustentam nossa atuação. Combinamos tecnologia avançada e análise de dados para desenvolver políticas de melhoria contínua, oferecendo suporte completo às empresas que desejam implementar mudanças significativas em seus ambientes de trabalho, alinhando segurança e saúde do trabalhador à economia. 

Embora algumas práticas de medicina preventiva já sejam adotadas em empresas brasileiras, como a realização de exames periódicos, é importante destacar que esses exames estão regulamentados pela Portaria nº 3.124 e são obrigatórios nas seguintes situações:

  • Admissão de novos colaboradores;
  • Mudança de função;
  • Retorno ao trabalho após afastamento;
  • Demissão;
  • Realização periódica, conforme previsto por lei.

Além disso, os intervalos entre os exames variam de acordo com a idade, o cargo e a exposição a riscos dos trabalhadores. Por exemplo, para aqueles expostos a condições perigosas, a realização de exames anuais ou com maior frequência é indicada.No entanto, a verdadeira medicina preventiva vai muito além dessas obrigações legais. Empresas que adotam uma abordagem mais ampla podem prevenir afastamentos por problemas de saúde e, consequentemente, evitar prejuízos financeiros.

Mais do que isso, elas contribuem para o bem-estar de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Separamos algumas medidas simples e que podem ser adotadas por empresas de todos os portes. É importante lembrar que ter um acompanhamento e uma atuação integrada com especialistas é fundamental.

Confira!

Como evitar problemas de saúde com a medicina preventiva

Adotar práticas de medicina preventiva é uma estratégia poderosa para reduzir riscos de saúde no ambiente de trabalho. Essa abordagem não apenas identifica e trata problemas antes que podem se agravar, mas também promove a qualidade de vida dos colaboradores, criando um ambiente mais saudável e produtivo.

Com medidas simples e um planejamento adequado, é possível evitar afastamentos, melhorar o bem-estar geral e minimizar custos para a empresa. A seguir, destacamos ações práticas que podem ser implementadas para alcançar esses objetivos.

1: Realização de exames básicos na empresa

Alguns exames básicos que são simples e baratos podem ser feitos dentro da própria empresa e de maneira mais assertiva, já que cerca de 30% das pessoas que realizam exames, não buscam os resultados ou não fazem o retorno com o médico, onerando desnecessariamente o sistema. 

São exames como taxa de glicemia, colesterol, pressão arterial, bem como exames de urina e de fezes, que podem exercer papel fundamental para a detecção de doenças de maneira preventiva.

2: Campanhas de conscientização

As campanhas preventivas e que, geralmente, são nacionais já fazem parte da rotina anual de muitas empresas, mas, mesmo assim, vale lembrar o quão importante são. 

Campanhas como as de vacinação, setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, são ideais para conscientizar os colaboradores sobre segurança e saúde. Vale incentivá-los a procurar médicos e fazer exames de rotina, falar sobre sintomas e prevenção. Acompanhe as campanhas do governo e faça ações relacionadas a elas dentro da empresa.

Leia também

3: Informativos e palestras educativa

Aliado às campanhas, os informativos e as palestras educativas podem dar forças à medicina preventiva. Mensalmente é primordial trabalhar assuntos de grande importância para a saúde do trabalhador.

Os informativos podem ser enviados por e-mail, exibidos em televisores ou colados nos murais da empresa. A dica é bem simples: com a ajuda de um profissional da saúde, elabore um conteúdo explicativo e que possa ajudar a informar e prevenir doenças e acidentes.

As palestras agregam ainda mais confiança e credibilidade nesta jornada de cuidado com o colaborador. Periodicamente é interessante convidar um profissional da saúde, especialista em determinados assuntos, para fazer uma apresentação e conversar com toda a equipe!

É importante que os acompanhamentos sejam feitos por especialistas na gestão de saúde da sua empresa, otimizando o bem-estar dos colaboradores. Clique AQUI e saiba como podemos ajudar!

4: Ginástica laboral ou yoga

É uma maneira de prevenir que os trabalhadores desenvolvam doenças musculares, nervosas e articulares. A movimentação do corpo ajuda a lubrificar as articulações, a alongar a musculatura e, também, melhora a disposição para o trabalho. Além disso, movimentar o corpo também ajuda a relaxar e descansar a mente, auxiliando o colaborador a diminuir o estresse.

A prática do yoga pode ser uma alternativa mais divertida e com melhor adesão dos colaboradores. Porém, ambas vão trazer benefícios e qualidade de vida para a equipe! Uma sugestão é contratar um profissional qualificado para ministrar as aulas e os alongamentos.

5: Treinamentos periódicos

Para que os trabalhadores tenham mais segurança no ambiente de trabalho é importante oferecer os equipamentos de proteção individual (EPI). A própria empresa deve fornecer os equipamentos de forma gratuita e todos devem ser treinados para usá-los da maneira correta. 

Para evitar acidentes e doenças, é interessante oferecer reciclagem dos treinamentos periodicamente, especialmente para trabalhadores que manuseiam máquinas e/ou de fábrica.

A tecnologia e a medicina preventiva

As soluções que apresentamos realmente podem ter eficácia nas empresas, mas, antes de começar qualquer projeto para segurança e prevenção dos colaboradores, é preciso analisar e estudar o ambiente de trabalho. Não adianta simplesmente aderir a todas as propostas e tentar colocá-las em prática sem antes ter um planejamento.

A HealthBit está preparada para diminuir erros e otimizar os benefícios de uma empresa, com tecnologia de ponta e o compromisso de criar soluções novas para uma saúde melhor e mais humana. Depois de assinar o contrato com uma empresa e coletar os dados, nossa equipe faz uma análise de dados inicial e prepara um plano para melhoria de políticas.

Leia também: Qual a importância de dados para a área da saúde

As campanhas preventivas são ainda eficientes quando aliadas à tecnologia desenvolvida pela HealthBit: “temos os scripts automatizados em nosso sistema e, durante essas campanhas, fazemos um levantamento de pessoas que realizaram exames específicos (relacionados a campanha) no último ano ou então, pessoas que têm a idade para realizar os exames mas não realizaram. Este segundo grupo pode ser considerado de risco e então damos uma atenção especial para que sejam estimulados a realizar o exame”, explicou Milene Marmol, líder de saúde da HealthBit.

Outra solução de prevenção muito eficaz oferecida pela HealthBit é o acompanhamento de saúde. Os enfermeiros ligam regularmente para os colaboradores e avaliam o histórico do paciente. Este acompanhamento à distância é um diferencial que proporciona segurança para o colaborador e também para a empresa, evitando casos de afastamento desnecessários que podem afetar a produção de uma corporação.Ainda existem muitas outras alternativas e caminhos a seguir para otimizar a gestão de saúde das empresas. Mas, é importante lembrar que é preciso planejamento e análise para tomar decisões assertivas. De qualquer forma, o que não dá pra negar é que investir em medicina preventiva é fundamental para manter a saúde dos funcionários em dia e para reduzir os custos que podem ser evitados para empresas.

Conte com nossos especialistas para saber nossas soluções especiais para a sua empresa

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Comentários

Carregando comentários...